segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os Caçadores de Tornados no Fantástico


Uma equipe de reportagem do Fantástico chegou a poucos metros de um tornado, enfrentando fortes ventanias e tempestades de gelo.

O repórter do Fantástico da Rede Globo de Televisão Rodrigo Alvarez e o cinegrafista Luiz Cláudio Azevedo atravessaram seis estados americanos (Colorado, Nebraska, Kansas, Oklahoma, Wyoming Dakota do Sul) em 6.115 km de estrada em oito dias, para chegar a poucos metros de um tornado.

Após achar seu primeiro tornado, o repórter Rodrigo Alvarez descreveu a experiência: "É uma formação perfeita, uma nuvem branca que se afunila e, a cada instante, fica mais próxima do chão. O tornado toca o solo no momento em que nos aproximamos dele".

Quando se aproximou da primeira tempestade, o guia da equipe ficou preocupado com a previsão de que cairiam bolas de gelo de até seis centímetros de diâmetro e a equipe se retirou do local.

O objetivo seguinte da equipe foi ir atrás de uma imagem no radar que indicava a formação de um tornado. Ao chegar ao local, a equipe encontrou um fenômeno muito raro: dois tornados ao mesmo tempo, o que indica a existência de uma grande tempestade.

A viagem seguiu para o oeste dos EUA, a 350 km do local onde foram encotrados os dois tornados, no planalto do Colorado. A equipe encontrou uma nuvem que encostou no chão e começou a girar lentamente.


Fim da viagem
O radar apontou um alerta para tornados em uma tempestade. A equipe seguiu uma nuvem gigante com um carro na estrada, quando o tornado começou a se formar na frente deles.

A super-nuvem que carregou o tornado se movimentava a aproximadamente 40 km/h.

Uma grande ventania foi provocada pela passagem do tornado. O local onde ocorreu o fenômeno é ermo e não causou danos materiais. Depois de 15 minutos, o tornado começou a desaparecer. Na sequência ocorreu uma chuva de granizo.

A forte geada, composta por pedras grandes de gelo, dificultam o trabalho da equipe, derrubou a câmera e quase levam a porta do carro.

Nenhum comentário:

BASTA ACREDITAR - PODE TER SIDO VERDADE......

OBJETO TERIA SIDO VISTO EM SANTA CRUZ DO SUL



Os simpatizantes do movimento ufológico em Santa Cruz do Sul estão intrigados. Tudo porque no último domingo teria ocorrido um dos eventos que eles tanto esperam e têm como objetivo presenciar: a aparição de um objeto voador não-identificado (Ovni). O episódio teria sido presenciado e registrado pelo coordenador do Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz (Neus), Rafael Amorim.

Font: jansle@gazetadosul.com

OUTROS PAISES