Os Caçadores de Tornados no Fantástico


Uma equipe de reportagem do Fantástico chegou a poucos metros de um tornado, enfrentando fortes ventanias e tempestades de gelo.

O repórter do Fantástico da Rede Globo de Televisão Rodrigo Alvarez e o cinegrafista Luiz Cláudio Azevedo atravessaram seis estados americanos (Colorado, Nebraska, Kansas, Oklahoma, Wyoming Dakota do Sul) em 6.115 km de estrada em oito dias, para chegar a poucos metros de um tornado.

Após achar seu primeiro tornado, o repórter Rodrigo Alvarez descreveu a experiência: "É uma formação perfeita, uma nuvem branca que se afunila e, a cada instante, fica mais próxima do chão. O tornado toca o solo no momento em que nos aproximamos dele".

Quando se aproximou da primeira tempestade, o guia da equipe ficou preocupado com a previsão de que cairiam bolas de gelo de até seis centímetros de diâmetro e a equipe se retirou do local.

O objetivo seguinte da equipe foi ir atrás de uma imagem no radar que indicava a formação de um tornado. Ao chegar ao local, a equipe encontrou um fenômeno muito raro: dois tornados ao mesmo tempo, o que indica a existência de uma grande tempestade.

A viagem seguiu para o oeste dos EUA, a 350 km do local onde foram encotrados os dois tornados, no planalto do Colorado. A equipe encontrou uma nuvem que encostou no chão e começou a girar lentamente.


Fim da viagem
O radar apontou um alerta para tornados em uma tempestade. A equipe seguiu uma nuvem gigante com um carro na estrada, quando o tornado começou a se formar na frente deles.

A super-nuvem que carregou o tornado se movimentava a aproximadamente 40 km/h.

Uma grande ventania foi provocada pela passagem do tornado. O local onde ocorreu o fenômeno é ermo e não causou danos materiais. Depois de 15 minutos, o tornado começou a desaparecer. Na sequência ocorreu uma chuva de granizo.

A forte geada, composta por pedras grandes de gelo, dificultam o trabalho da equipe, derrubou a câmera e quase levam a porta do carro.

Comentários

Postagens mais visitadas